As Escrituras nos dizem que o amor é o atributo mais elevado, como diz em 1 Coríntios 13:1-3
Todos têm uma linguagem primária e, também, uma secundária de amor.
Apesar de as duas expressões serem agradáveis, a linguagem mais relevante é aquela capaz de definir como você dará e receberá amor.
As diferentes expressões de amor preenchem o que Gary Chapman chama de “tanque de amor”, de modo similar com o tanque de combustível de um carro.
Quando o seu tanque de amor está completo, você se sente feliz e seguro em seu relacionamento, mas, quando ele está vazio, você fica cansado, insatisfeito e ferido.
Por isso, é preciso aprender a manter o seu tanque cheio.
Bora aprender?
Palavras de afirmação
Uma das maneiras de expressar o amor é por meio de palavras edificantes e muitos casais desconhecem isso.
Ou seja, muitas pessoas se sentem amadas ao receber afirmações verbais do seu companheiro, como elogios, palavras encorajadoras, palavras gentis, palavras humildes, dentre outras.
Existem pessoas que utilizam este tipo de linguagem para expressar o seu amor por alguém e aqueles que se sentem altamente valorizados quando escutam afirmações como estas e muitas outras.
Por outro lado, palavras críticas ou ofensivas causam um enorme impacto negativo nessas pessoas.
É fundamental estar sempre atento à energia que você propaga ao seu redor por meio das palavras, pois elas podem prejudicar não só as pessoas que lhe rodeiam, mas também a você mesmo.
O ideal é que você fique atento, e, sempre que possível, ofereça o seu apoio, por meio de palavras de afirmação a quem estiver precisando de algo neste sentido, principalmente os indivíduos que recebem melhor este tipo de linguagem.
O resumo para você guardar:
Características: Pessoa que gosta de ser elogiada, uma frase positiva vale mais do que qualquer coisa.
O que valoriza? Reconhecimentos verbais.
Como agradar: elogie a aparência, habilidades, agradeça quando fizer algo, incentive e diga que é capaz.
Qualidade de tempo
Talvez esta seja uma das linguagens mais essenciais na atualidade. Acontece que, com a correria e a quantidade de demandas que necessitam da nossa atenção diariamente, acabamos deixando de passar um tempo ou de encontrar pessoas que são importantes para a nossa existência em si. Com isso, vamos perdendo o contato, e, conforme a vida vai se desenrolando, podemos até não encontrar mais maneiras de retomar a convivência com estas pessoas.
Não é apenas sentar no sofá e assistir televisão juntos, pois nessa situação o protagonista não é o cônjuge, mas o apresentador do programa ou o ator.
As expressões desse tipo de linguagem são: conversar olhando nos olhos, sair para passear, ir ao restaurante, fazer algo que o outro gosta (mesmo que não seja tão interessante para você).
Importante lembrar que, um dos dialetos dessa linguagem é a “conversa de qualidade”. Outro dialeto é chamado de “atividades de qualidade”.
Ou seja, realizar atividades que sejam de interesse de um ou de ambos, com o simples objetivo de desfrutarem da companhia do outro, oferecendo-lhe atenção plena.
Assim, é fundamental que encontremos um tempo, que dediquemos um período do dia para estar, verdadeiramente, com nossos cônjuges, nossos filhos, amigos, familiares e todas as pessoas que considerem a nossa presença como algo de real importância. Mais do que presentes, o que essas pessoas de fato querem e merecem é que estejamos com elas de corpo e alma, sem preocupações aparentes.
O resumo para você guardar:
Características: Pessoa que gosta de passar seu tempo com outras pessoas e quer receber atenção e sempre estar acompanhada.
O que valoriza? Passar tempo junto com outras pessoas.
Como agradar: Prestar atenção durante a conversa ou enquanto estão realizando alguma atividade.
Presentes
“O presente é um símbolo visual do amor”, como define Gary.
Nesta linguagem o que menos importa é o valor financeiro, pois o amor pode ser expressado por meio de uma flor, uma pizza ou uma joia, por exemplo. O importante aqui é o valor simbólico do que é presenteado, uma vez que a pessoa que o recebe se sente imensamente grata, feliz e realizada quando percebe a importância e o significado que tem em sua vida.
Se a linguagem de amor do seu companheiro é ser presenteado, qualquer coisa que você lhe der será recebida como uma expressão de amor.
Para as pessoas que se sentem amadas por meio desta linguagem, o fundamental é saber que o presente está sendo dado de coração, com a intenção realmente de agradar e deixar uma marca, fazendo com que esta se sinta lembrada, mesmo quando está ausente.
Essas pessoas gostam de ser surpreendidas.
O resumo para você guardar:
Características: Pessoa que gosta de presentear e receber presente, entendem que presente é uma marca concreta de que a outra pessoa lembrou dela.
O que valoriza? Ser lembrado pelas pessoas através de presentes
Como agradar: Compre lembranças, dê presentes fora de época, faça você algum presente e guarde coisas que você sabe que a pessoa vai gostar para dar para elas.
Gestos de serviço
Aqui o que você faz conta mais do que qualquer palavra. Formas de expressão como: lavar a louça, consertar a fechadura, levar o lixo para fora, levar o carro para lavar, entre outros atos de serviço, demonstram à pessoa o quão importante ela é para você, e, principalmente que você faz de tudo para vê-la feliz e realizada.
São serviços que exigem do cônjuge tempo, esforço, dedicação e energia, principalmente se essa não é sua principal forma de expressar amor.
Muitas vezes são serviços “aparentemente chatos”, que não queremos realizar, mas que fazem muita diferença na demonstração de amor ao outro.
Uma coisa legal de se observar é que muitos recém-casados descobrem que possuem essa linguagem do amor depois do casamento.
Os atos de serviço devem ser feitos como uma expressão de amor, com dedicação, e não como uma obrigação.
Ou seja, a pessoa que possui essa linguagem do amor deve ter paciência de esperar que o outro mude suas percepções a respeito dos papéis de cada cônjuge, que muitas vezes são entendidos de formas diferentes.
Assim, a dica aqui é que você fique atento às formas, aos serviços que você pode empregar às pessoas, fazendo com que elas sintam-se valorizadas e até mesmo motivadas por você. Além de amados, as chances de fazer estes indivíduos felizes é bem grande.
O resumo para você guardar:
Características: Pessoa que gosta de fazer coisas pelo outro, gostam de ser ajudados, uma ação vale mais do que qualquer palavra.
O que valoriza? Receber ajuda em suas tarefas e trabalhos.
Como agradar: Faça algo, como almoço, limpar a casa, lave os pratos, ajude em algum projeto ou trabalho.
Toque físico
Beijos, abraços, cutucões com o cotovelo, mão no ombros, as relações sexuais, toque suaves pelo corpo, mãos dadas, entre outros gestos, representam essa linguagem do amor. Mais do que saber que o amor existe, algumas pessoas têm a necessidade de sentir fisicamente esse amor. Por isso, fazem questão de receberem carinho, por meio do toque, para que assim sintam-se também mais seguras.
Por meio do toque, algumas pessoas se sentem mais seguras do amor do seu cônjuge, com o tanque emocional cheio.
Em contrapartida, se manter fisicamente longe significa distanciar-se emocionalmente.
Não adianta achar que tocar seu cônjuge do jeito que quiser, na hora que quiser, vai manter seu tanque emocional cheio, pois, assim como as demais linguagens, o toque físico possui seus dialetos.
De qualquer forma, se o seu companheiro tem como linguagem primária o toque físico, algumas coisas como andar de mãos dadas ou dar um abraço são gestos significativos.
Por exemplo, num momento difícil, certamente um abraço será mais importante do que qualquer palavra e comunicará que você se importa.
Ao contrário, a ausência do toque, nesse momento, talvez jamais seja esquecida.
Quando gostamos muito de alguém, independentemente de termos um relacionamento amoroso ou não com esta pessoa, queremos demonstrar de todas as formas possíveis. E quando este amor é intenso, ele extravasa e acaba sendo expressado por meio de um cafuné, de um abraço apertado, de uma massagem, de beijos e assim por diante.
Mas vale o lembrete: é importante saber se o outro também deseja receber amor dessa maneira, caso contrário, corre-se o risco de invadir o espaço da pessoa e dela acabar não gostando.
O resumo para você guardar:
Características: Pessoa que gosta de ter contato humano, de serem tocadas e tocar.
O que valoriza? Contato físico com as pessoas de que gosta.
Como agradar: Abrace, beije, ande de mãos dadas, faça carinho, cafuné, massagem …
E essas são 5 linguagens que você deve identificar no seu cônjuge para potencializar o que mais ele mais gosta e aumentar o seu tanque de amor.
Além disso, é importante também, você se autoconhecer, pois dessa forma você poderá conversar com seu parceiro(a) e alinhar esse tipo de linguagem para que o seu relacionamento se fortaleça a cada dia.
Baseado nas informações acima, você já conseguiu identificar qual é a sua linguagem de amor?
Se você já conseguiu e quer continuar aprendendo mais como potencializar o seu relacionamento, você pode seguir a gente no instagram ou visitar o nosso telegram, onde postamos novas informações sobre relacionamentos e família todos os dias.