As Escrituras nos dizem que o amor é o atributo mais elevado, como diz em 1 Coríntios 13:1-3
Hoje, o amor é muito usado e subestimado ao mesmo tempo. Amamos tudo, desde alimentos variados a carros, de filmes a varejistas, de pessoas ao próprio Deus. Podemos não distinguir conscientemente um uso do amor de outro, em parte porque nossa fala está se tornando cada vez mais informal, mas é importante ser intencional sobre as diferenças.
Amor significa:
- 1. forte afeição por outra pessoa, nascida do mesmo sangue ou de relações sociais.
- 2. atração baseada no desejo sexual.
Como sabemos, as Escrituras nos dizem que o amor é o atributo mais elevado, como diz em 1 Coríntios 13:1-3:
“Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.”
Falando em amor, existem 3 tipos?
Os 3 tipos de amores definidos pelos gregos são: Eros, Philia e Ágape, e são caracterizados pelo amor romântico, amor familiar, amor fraternal e amor divino de Deus. Todos Esses três tipos de amor devem ser desenvolvidos, pois são fundamentais na vida de qualquer indivíduo.
Eros é o amor romântico. Ele é caracterizado pelo romance, pela paixão e pelo desejo, além de estar associado ao prazer, à atração física e ao sexo.
O amor na forma de Eros busca seu próprio interesse e satisfação – possuir o objeto de amor. Deus deixa bem claro na Bíblia que o amor de eros é reservado para o casamento, onde o amor de eros deve ser celebrado e desfrutado como uma bela bênção de Deus.
Philia significa “fraternal”, porém não remete apenas ao termo. A Philia engloba, também, a lealdade, a família e a comunidade.
Philia expressa amor baseado na experiência. Philia é o tipo de amor mais geral nas Escrituras, abrangendo amor pelo próximo, cuidado, respeito e compaixão pelas pessoas necessitadas. O conceito de amor fraternal que une os crentes é exclusivo do Cristianismo. Jesus disse que philia seria um identificador de seus seguidores: “Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos se vocês se amarem.” (João 13:35, NIV)
Ágape significa “amor” no grego moderno. Essa palavra foi usada de diversas formas em variadas fontes literárias, incluindo a Bíblia. Além disso, o ágape é ilustrado na Bíblia como auto sacrifício e amor aos próximos, amigos e inimigos.
Esse termo define o amor incomensurável e incomparável de Deus pela humanidade. É o amor divino que vem de Deus. O amor ágape é perfeito, incondicional, sacrificial e puro. Jesus Cristo demonstrou este tipo de amor divino a seu Pai e a toda a humanidade na forma como viveu e morreu: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna . ” (João 3:16)
Após sua ressurreição, Jesus perguntou ao apóstolo Pedro se ele o amava (ágape). Pedro respondeu três vezes que sim, mas a palavra que ele usou foi phileo ou amor fraternal (João 21: 15–19). Pedro ainda não havia recebido o Espírito Santo, ele era incapaz de amar ágape. Mas depois, Pedro estava tão cheio do amor de Deus que falou com o coração e 3.000 pessoas se converteram.
O amor é uma das emoções mais poderosas que os humanos podem experimentar. Para os cristãos, o amor é o teste mais verdadeiro da fé genuína. Por meio da Bíblia, descobrimos como experimentar o amor em suas muitas formas e compartilhá-lo com os outros como Deus planejou.